identidade-visual-para-fotografos

Identidade visual para fotógrafos: a nova marca do Casal Bózeo

Gente, às vezes eu acho a vida maravilhosamente maluca. Em 2012, pesquisar no Google por ‘identidade visual para fotógrafos’, pra minha própria marca de fotografia, acabou sendo, sem eu saber, o ponta-pé inicial pra uma jornada que acabou me levando a trabalhar com design hoje. E em 2018, uma mensagem de um desconhecido no direct do Instagram acabou me trazendo uma amizade incrível, pela qual sou muito grata, com direito a muitas conversas longas sobre fotografia, a vida e além. O que essas duas coisas têm a ver uma com a outra? Tudo. O desconhecido que virou amigo é o Rapha, e eu acabei fazendo recentemente a nova identidade visual pra ele e pra Camila. Eu não imaginaria isso em 2018, imagina só em 2012? Como eu disse, ah, a vida. Mas o que importa: vamos falar dessa marca nova. O Rapha e a…

Leia mais

O que é branding, do ponto de vista de pequenos negócios

Eu quero falar de branding, mas, pra falar sobre o que é branding, eu prefiro falar, antes, do que não é branding. Pode ser? Acompanha aqui meu raciocínio. O que não é branding Algumas pessoas se chocam um pouco, dada a confusão, mas o seu branding não é o seu logo. E, pasme, não é sua identidade visual também. Veja só: seu logo, sua identidade visual, sua papelaria e __________ (preencha aqui a lacuna com o que você quiser) são elementos do seu branding. Mas são só isso, mesmo: elementos. Especificamente sobre a confusão que às vezes as pessoas fazem entre branding e logo, ou branding e identidade visual, eu quero dar um exemplo de por que branding não é nenhuma dessas duas coisas. Sabe o feed do Instagram? Então. Pensa aí nas marcas que você segue e em como é seu feed quando…

Leia mais

Como escolher o nome de uma marca: 3 exercícios criativos

Escolher o nome de uma marca deve ser, disparado, o que mais empaca a gente no início de um negócio ou projeto novo. Esses dias eu estava conversando com uma amiga fotógrafa que está em processo de transformar o negócio dela. Pra ajudar, eu compartilhei com ela alguns materiais, incluindo o questionário que uso pra fazer um mapeamento básico de branding dos clientes aqui do Canteiro. Dias depois ela me mandou uma mensagem assim: “olha, eu já sei a cara da minha marca, a cor, até o cheiro, mas não consegui chegar no nome ainda. Tô perdida”. Eu dei uma série de dicas e caminhos pra ela, coisas que envolvem processos criativos mesmo, e que vou compartilhar aqui com você. A ideia desses exercícios é abrir caminho para as ideias fluírem na hora de escolher o nome de uma marca e para que palavras…

Leia mais
video-para-pequenos-negocios

Vídeo para pequenos negócios: apresentação da marca Manacá

Fazer vídeo para pequenos negócios passa por entender a necessidade que a marca tem: onde vai ser usado? Pra transmitir que mensagem? Além da identidade visual e das fotografias dos brinquedos, a Manacá precisava de um vídeo para apresentar a marca. Tinha que ser curto, para usar em redes sociais, e precisava mostrar os brinquedos e o brincar de forma alinhada com alguns valores da marca: simplicidade, essencialismo, brincar livre, ludicidade. Aproveitamos a primeira sessão de fotos, feita em uma chácara, incluindo crianças explorando alguns brinquedos da marca, para gravar vários trechos de vídeo, que depois se transformaram nesta apresentação.

Leia mais
fotografia-para-marcas-13

Fotografia para marcas: os brinquedos da Manacá

Toda a história do Canteiro começou por conta de eu querer fazer fotografia para marcas pequenas, para negócios como o que eu tinha. Eu já trabalho com fotografia desde 2011, e sempre voltei meu trabalho para a fotografia de famílias, mas tive alguns trabalhos pontuais em que coloquei a fotografia a serviço de outros negócios. Em 2012 e 2013, por exemplo, fiz alguns trabalhos para uma amiga que é consultora de imagem e precisava de fotos que mostrassem um pouco do atendimento individual e dos seus workshops. Depois disso houve outros trabalhos, mas trabalhar mais com pequeno negócios não era algo que, naquela época, passava pela minha cabeça. Foi só a partir de 2018 que comecei a ter vontade de colocar no mundo um negócio que juntasse fotografia para marcas, design, vídeo e otras cositas más que normalmente pequenas marcas precisam. Então eu fazia…

Leia mais
identidade-visual-manaca

Design de identidade visual para a Manacá

Boa parte do trabalho de branding acontece antes de um cliente chegar até mim pra fazer a identidade visual – beeem antes. Ele começa quando alguém decide criar uma empresa e, antes mesmo de ela de fato existir, começa a fazer escolhas. Escolhas como o tipo e formato dos serviços que vai oferecer. Ou do que quer fazer diferente dos concorrentes. Ou de como quer se comunicar nas redes sociais, se posicionar no mundo, mesmo. Meu trabalho, como designer, é entender o branding da marca e traduzir isso de formas visuais. Só que, às vezes, as pessoas não tem clareza sobre isso. E no meu trabalho de design, eu faço questão que elas tenham. Não dá pra desvincular uma coisa da outra. Olha só o caso da Manacá: o branding começou a ser construído quando a Andressa e a Dani decidiram que queriam um negócio que…

Leia mais
design-de-identidade-visual-bhakti

Design de identidade visual para a Bhakti

É difícil escolher o que eu mais gosto dentro do processo todo de design de identidade visual. Mas tem uma coisa que fica ali no topo da lista: o desafio que é criar uma identidade visual única. Porque, vamos combinar, é um desafio. E eu gosto de ser desafiada. Às vezes esse trabalho fica mais fácil, porque a marca já tem uma proposta assim, mais diferentona, que foge do comum. É o caso da Bhakti. A Bhakti é uma loja de produtos para harmonizar a casa, o corpo e a alma. Além de cristais, incensos, óleos essenciais, livros e outros produtos terapêuticos, vende pequenos kits de rituais para trazer reconexão e harmonia pra essa “casa interna”, digamos, que temos dentro da gente. O processo de design de identidade visual da Bhakti Quando a Juliana me procurou pra fazer o design de identidade visual da…

Leia mais
designer-piracicaba

Muito prazer, eu sou a Carla!

Sou fotógrafa e designer e, aqui no canteiro, ajudo pequenas marcas a comunicarem melhor o seu propósito e a b(r)otarem suas ideias no mundo usando design, fotografia e vídeo. Saiba mais...